
Qual a importância do Açaí para o Agronegócio Brasileiro e Mundial?
Veja a importância do açaí para o Agronogócio!
O Açaí é um fruto brasileiro cultivado principalmente na região amazônica. Sua cor é escura, oscilando do roxo ao preto. É arredondado, nasce em cachos e, na maior parte das vezes, é cultivado em locais de solos mais úmidos ou alagados.
É um alimento de muitas qualidades para a alimentação, pois é fonte de gorduras boas, antioxidantes, proteínas, vitaminas e minerais. Por isso mesmo, traz muitos benefícios para a saúde, tais como:
- Possui efeito oxidante;
- Melhora o funcionamento do intestino;
- Protege o coração;
- Fornece mais energia; e
- Combate a anemia.
É um dos mais relevantes produtos do extrativismo brasileiro, sendo um dos principais responsáveis em dar visibilidade à Floresta Amazônica.
A primeira safra do açaí ocorre cerca de três anos e meio após o plantio. Iniciando o ciclo produtivo, em quase todo o ano flora e frutifica.
Produção do Açaí no Brasil
A cada ano, no Brasil, o açaí movimenta cerca de 2 bilhões de reais e envolve, em toda a sua cadeia produtiva (plantadores, transportadores, batedores, manipuladores e exportadores), mais de 300 mil pessoas.
O Brasil é o maior produtor do mundo de açaí e, também, o maior exportador, tendo, em 2021, exportado mais de 6 mil toneladas da fruta processada, sendo o Estado do Pará o responsável por cerca de 94% (noventa e quatro) das vendas.
Em relação ao Estado do Pará, os números são impressionantes:
- Há uma década, o Estado vendia 41 (quarenta e uma) toneladas por ano;
- No ano passado, vendeu quase 6 mil (seis mil) toneladas, arrecadando quase 15 milhões de dólares;
- 60% (sessenta por cento) do açaí do mundo é consumido no Pará (sendo que, 30% (trinta por cento) é consumido pelo restante do País e 10% (dez por cento) vai para a exportação;
- A cidade que mais produz açaí no mundo é Igarapé-Miri, no interior do Pará, responsável por mais de 20% da produção mundial;
- Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de açaí representa 70% da fonte de renda da população ribeirinha do Pará (Revista Superinteressante, março de 2022).
Quem colhe os frutos do açaí é a comunidade ribeirinha – mais especificamente os “peconheiros”, que recebem esse apelido pois escalam as árvores de 20 a 25 metros com auxílio da peconha.
Peconha é uma espécie de corda que, enrolada ao redor dos pés, facilita a subida. Lá em cima, o peconheiro corta cachos de açaí com um facão e, na volta, vende para a indústria.
Veja também: 5 dicas para o investidor iniciante em criptomoedas
Açaí no Mundo
O açaí está ganhando o mundo, mostrando que o seu sabor exótico e nutritivo vem ganhando milhões de consumidores, sendo pilares fortes dessa conquista a sustentabilidade econômica e ecológica.
Cerca de 77% das exportações brasileiras do açaí têm como destino os Estados Unidos. Todavia, outros destinos também se destacam: Japão, Austrália e União Europeia.
Só no ano de 2018, os Estados Unidos foram responsáveis por receber 40% das exportações brasileiras, cerca de mil toneladas, movimentando, assim, em torno de US$ 2,7 milhões.
Aliás, quanto à exportação do açaí, nos últimos 10 (dez) anos, ela cresceu incríveis quase 15.000% (quinze mil por cento): passou de 41 (quarenta e uma) toneladas exportadas em 2011 para o recorde de 5.937 toneladas em 2020.
Apenas em 1 ano (entre 2019 e 2020), as exportações cresceram 51 % (cinquenta e um por cento).
No Japão, o sucesso do açaí é tão grande que até foi criado o “Dia do Açaí”, homenageando o dia que os imigrantes japoneses chegaram oficialmente a cidade de Belém, no Pará, em 1929, e iniciaram a prática agrícola na região.
Tais números, evidentemente, demonstram a importância do açaí para o agronegócio nacional.
A alta procura internacional pelo “Ouro Roxo” ocorre de forma simultânea ao alto consumo do próprio consumidor do Brasil, onde a demanda é maior que a oferta, ocasionando o desabastecimento local, nacional e internacional. Esta é a importância do Açaí para o agronegócio brasileiro.
Veja mais: Meme Coin: Você já ouviu falar em dogecoin e em criptomoedas baseadas em memes?

Agora, além de saborear um nutritivo açaí, que tal ver o seu dinheiro trabalhando para você?
O Grupo Octopus Coin está lançando o AÇAÍ TOKEN, o primeiro token a ser lançado como venda privada.
Aproveite enquanto o AÇAÍ TOKEN está com preços baixos e faça parte dessa inovação.
A revolução do agronegócio começa agora!
Entre no nosso grupo do Telegram, converse com um de nossos colaboradores para saber mais detalhes e venha lucrar com o açaí!